domingo, 10 de janeiro de 2016

Resenha de Livro - De volta ao mosteiro: O monge e o executivo falam deliderança e trabalho em equipe

Tiago Santana - 10/01/2016 às 17:42


Acabo de terminar a leitura de um livro extraordinário, no qual falar sobre métodos de liderança e trabalho em equipe. Tal livro é o De volta ao mosteiro - o monge e o executivo de liderança e trabalho em equipe de James C. Hunter continuação do livro O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança. O novo livro traz a história do regresso dos participantes ao retiro no mosteiro, dois anos depois do retiro do livro anterior, em que é mostrado como cada um se comportou com os ensinamentos adquiridos no primeiro livro.

Possíveis spoilers

Podemos observar que neste livro os participantes não conseguem colocar em prática os ensinamentos e os procedimentos sobre liderança e trabalho  em equipe visto no primeiro retiro no mosteiro, em alguns casos, isso prejudicou a carreira e a vida pessoal de alguns personagens. Desta forma decidem rever os conceitos aprendidos e identificar o que aconteceu para não conseguirem colocar em prática.

Após essa breve sinopse, podemos estabelecer que o livro não conta somente uma história literária, mas também se preocupa em realizar uma revisão dos conceitos desenvolvidos no primeiro livro e direciona como colocar em prática sem erros, que eventualmente alguns dos personagens cometeram.

Na minha opinião, o livro traz à tona muitos ensinamentos de liderança e trabalho em equipe, no qual todas as pessoas com cargo de liderança, aliás, todo profissional que deseja um máximo de excelência profissional deveria saber, ou no mínimo, as empresas deveriam instruir ao seus profissionais.

O livro tem muitos exemplos práticos, que com certeza são possíveis de realizar no ambiente corporativo em que trabalhamos, independentemente do cargo e do porte da empresa.

Considero uma leitura essencial para desenvolvimento profissional, assim o livro, na minha opinião, merece...

... 4 tickmarks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário