quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Resenha de Livros – ME POUPE – 10 Passos para nunca mais faltar dinheiro no seu Bolso – Por Nathalia Arcuri





Minha esposa, que me ajuda revisando os meus textos, há um tempo é uma admiradora e seguidora da Nath do Me Poupe (Canal do Youtube), sempre mencionou para mim os ensinamentos da Nath sobre finanças pessoais. Tenho que admitir que não tinha visto nenhum vídeo do Canal ME POUPE (Uma contradição, como sou formado em finanças corporativas, deveria no mínimo ter visto pelo menos um vídeo). Fomos a Bienal do Livro 2018 para ver o painel com a palestra da Nath e pegar um autografo. Nesse dia fui convidado por minha esposa a ler o livro depois que ela terminasse sua leitura, pois estava gostando muito e também seria de muito proveito para mim.

 Comecei a leitura do livro há 15 dias (19/09/2018), logo de cara fiquei animando pela didática e narrativa abordada de forma clara e direta, que se aproxima a qualquer leitor desde aqueles mais acostumados com uma linguagem mais formal até aqueles que estão acostumados com linguagem menos formal (Geralmente as literaturas de finanças são bem formais ), pois os assuntos são apresentados de uma forma que parecem mais com um bate papo entre amigos em um sábado à tarde no boteco (é boteco raiz, não aqueles botecos Nutella) tomando uma cerveja, comendo alguns petiscos e conversando sobre finanças e investimentos. Isso no meu felling, e ressalto que não é uma crítica, pelo contrário é um elogio, apresentar de forma informal um assunto que muitas vezes é muito formal e de pouca compreensão da maior parte da população, até por que a própria autora menciona que não está preocupada em ganhar o Nobel com esse livro rs, e sim transmitir a mensagem sobre educação financeira a todos).

O livro é dividido em 10 capítulos e 10 passos, no qual a autora apresenta com toda sua experiência pessoal e profissional, métodos e técnicas para a quebra de paradigmas relacionado aos assuntos DINHEIRO, mudanças nos hábitos, pensamentos e atitudes. Tais técnicas e métodos apresentados no livro é possível identificar também em outros livros de autoajuda ou de estratégia (provavelmente fonte de estudo da Nath), tais como:
  • A lei da atração – do livro, O segredo - Escrito por Rhonda Byrne;
  • Poder de persuasão – do livro, Armas da Persuasão – Escrito por Robert Cialdini;
  • O Poder do Habito – do livro, Poder do habito - Escrito por Charles Duhhigg;
  • Não positivo – do livro O Poder do Não Positivo - Escrito por William L. Ury; e entre outros títulos.

A visão da autora é algo que me agrada muito, pois acredito que esse livro transmite ao leitor não somente a ideia das finanças, mas também transmite que as mudanças em nossos hábitos, pensamentos e atitudes podem nos proporcionar tanto o sucesso financeiro, quanto sucesso pessoal e profissional, pois a narrativa da autora mostra aos leitores que as mudanças e quebra de paradigmas são necessárias no processo evolutivo do ser humano, e elas são palpáveis, com isso nos incentiva a iniciar nossa jornada de mudanças ainda hoje.

Após a leitura me tornei seguidor da autora e com certeza irei acompanhar os vídeos do seu Canal. Recomendo o livro a todos, pois também acredito na mensagem da Nath, que o universo de finanças pessoais e corporativas, não deve ser um paradigma, é algo que deveria estar na rotina de todos e ser ensinado nas escolas desde cedo, pois todos deveriam saber que investir não é algo para ricos e não é algo absurdamente difícil. Infelizmente, independente da opção política de cada um, nossos governantes não estão interessados em ter a maioria da população com sabedoria e acesso ao conhecimento, pois gente que tem conhecimento sabe o que é certo e se rebela quando suas expectativas não estão alinhadas com práticas políticas de seus governantes (pratica já velha de deixar as pessoas sem acesso educação digna, já foi vista na censura de regimes militares, e até no nazismo, onde tudo que fosse visto, ouvido ou lido tinha que ser aprovado e definido por esses regimes). Com isso, quem sai ganhando são os governantes (com a ignorância do povo) e as instituições financeiras, que sabemos que praticam juros abusivos, e se aproveitam da ignorância financeiras da maior parte da população.

Por fim, novamente eu recomendo a todos a leitura, também recomendo assinem e assistam os vídeos do canal ME POUPE, e acessem ao blog mepoupenaweb. Pois, acredito que todo esse conteúdo tem como objetivo ajudar a mudar a imagem negativa de investir e poupar é coisa de rico e gente mesquinha/muquirana, mostrando que investir deve fazer parte da vida de todos, que poupar é necessário, e planejar o futuro para uma vida mais digna e tranquila é muito importante.
 Por Tiago Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário