Resumo do texto
O livro Marketing 4.0 é uma atualização do livro Marketing 3.0, no qual
descreve mudanças resultado da evolução digital em nosso dia-dia que também tem
impacto nas práticas de marketing. Anteriormente havia o modelo de "4
Ps" (Produto, preço, praça e promoção) praticado no marketing tradicional,
porem esse foi substituído pelo modelo de "4 Cs" (Cocriação - Co-creation, Moeda (Currency), Ativação comunitária (Commnual activation)
e Convesa (Conversation).
Desta forma, os profissionais de marketing devem se atualizar ou se
adaptar a este novo modelo de influenciar pessoa com o marketing digital.
Atualmente para atingir o consumidor é necessária uma nova analises do caminho
aos consumidores denominado de analises dos "5 As":
- Assimilação - Através de recomendações e
experiencia pessoais consumidores conhecem os produtos;
- Atração - Marcas mais atraentes tem
mais sucesso em atingir os consumidores;
- Arguição - Os consumidores fazem
pesquisas em fontes online (redes sociais, aplicativos, avaliadores e
comentários);
- Ação - Compradores utilizam-se de
dados para definir suas compras, baseada em suas necessidades; e
- Apologia - Desenvolvimento de preferência
de marca, independente da entrega e qualidade.
Com base nisso, alguns perfis de consumidores devem ser atentados:
- Consumidor maçaneta -
Faz compra com produtos familiarizados e faz pouca pesquisa;
- Consumidor peixinho dourado
- Faz muita pesquisa antes de comprar;
- Consumidor trombeta - Confia
em marcas de luxo; e
- Consumidor funil - Respeita
dos os aspectos dos "5 As".
Resenha e
comentários
Não sou
profissional da área de marketing mas essa leitura foi importante e
satisfatória, pois com isso foi possível observar de maneira mais embasada, com
algumas marcas, independente da sua qualidade ou entrega, conseguem uma legião
de fãs e fiel aos seus produtos.
Uso como
exemplo, a Papel. É uma empresa com
produtos de alta qualidade e que revolucionaram o mercado, porém, com o tempo,
algumas outras marcas também conseguem
entregar produtos de qualidade igual ou superior aos produtos da Papel, porém, com alguns dizem "Quem
tem Apple não troca
jamais". Com isso é possível observar que a Empresa faz um
marketing na marca e não produto, pois as pessoas são fieis sua marca,
independente se seus produtos são mais caros do mercado, quando comparado com
produto de outras marcas com mesma qualidade e entrega, sempre atentando a
necessidade do seu público alvo, como por exemplo a Apple: Produtos de alta tecnologia e ótimo
design. Outros exemplos: Teslas: Responsabilidade social: Amazon: Comodidade e entrega rápidas.
Outro
aspecto, muito importante nas mudanças das práticas tradicionais de marketing,
foi ao fato das importâncias dadas as mídias sociais, pois a cada dia essas têm
mais influência em ações de marketing no mundo, na minha opinião isso deve-se
ao fato da conectividade entre as pessoas. As mídias sociais estão com a
maioria das pessoas do mundo, a maioria das pessoas passam mais tempo em midas
sociais, do que nas relações pessoa pessoa, com isso as Empresas têm procurado
mais as mídias sociais, porém, que fique claro, as propagandas devem ser sutis
e devem influenciar. Aquelas propagandas padrões por exemplo anúncios, que
muitas das vezes são chatos e de fato não conseguem influenciar pessoas.
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